Câmara Municipal de Icaraíma fica em 2º lugar na região da Amerios no ranking de transparência do Paraná.

por Samuel Eleuterio Thomé Filho última modificação 16/12/2022 10h44
Transparência; TCE-PR.

A Câmara Municipal de Icaraíma foi destaque no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) 2022, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) na última semana. Entre os 399 municípios paranaenses, o legislativo de Icaraíma ficou na 57ª posição. Se restrito à Região da Amerios, a cidade ganha ainda mais evidência, conquistando o 2º lugar entre os 23 Municípios que compõe a Amerios.

A avaliação é constituída pela análise da transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade. Dentro dessa análise, a Câmara de Icaraíma atingiu 94,44% de pontuação, estando à frente da média estadual de 78,83% e junto da pequena parcela de municípios com nota acima de 90%.

O Tribunal de Contas do Estado, deu início à avaliação dos portais da transparência das 399 câmaras municipais do Paraná, em maio deste ano. Até 2021, a análise havia se voltado somente aos sites do tipo mantidos pelas prefeituras.

Para o presidente da Câmara, Vereador Manoel Timóteo de Almeida (Pelé da Ilha), a posição reflete o comprometimento da gestão com a transparência. “Parabenizo primeiramente o corpo técnico da Câmara Municipal de Icaraíma, constituído de funcionários que prezam pelo zelo em seu trabalho, através de seu empenho conseguimos conquistar juntos esta posição de destaque junto à região da Amerios. Friso por fim a importância de uma equipe de funcionários capacitados, alinhados com a Gestão da Mesa Diretora e demais Vereadores para que seja possível o alcance das metas e diretrizes estabelecidas, em especial a transparência ao Público”, afirma.

Os resultados do ITP 2022 podem ser conferidos diretamente pelo site do TCE-PR ou clicando aqui.

O ITP foi utilizado para o ranking nacional da Atricon, dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), justamente no ano em que se comemoram os 10 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Federal n.º 12.527/2011.