Rally Fluvial do Lixo recolhe 8 toneladas de lixo nos rios Ivaí e Paraná

por Programa Interlegis — última modificação 02/12/2014 10h31

No último final de semana, compreendido entre os dias 15 e 17, uma competição promovida com o intuito de ressaltar a educação ambiental e promover a limpeza dos rios Ivaí e Paraná foi atração no Noroeste do Estado.

Essa é a 14ª edição do Rally Fluvial do Lixo, que contou com a participação de aproximadamente 250 voluntários, a colaboração de 43 embarcações e percorreu 240 quilômetros entre os municípios de Japurá, São Carlos do Ivaí e Icaraíma.

O Rally do Lixo é um evento anual que tem como objetivo promover a educação ambiental por meio do recolhimento de resíduos nas margens dos rios.  Ao todo, as equipes recolheram cerca de oito toneladas de lixo, além de aproximadamente 1.000 metros de redes, 1.500 metros de espinhéis, materiais plásticos, garrafas pet, sucatas, entre outros. Os voluntários presentes também realizaram o plantio de mudas de espécies nativas ao longo do trajeto.

O evento foi promovido pelos escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Cianorte, Umuarama, Toledo em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental e Pesca Amadora (ARPAPAN), sociedade civil organizada, Rotary Clube e municípios de São Carlos do Ivaí, Japurá, Rondon, Guaporema, Cidade Gaúcha, Santa Mônica, Douradina, Ivaté e Icaraíma Lindeiros.

Contou também com a participação da  ASSOCIAÇÃO DOS OPERADORES DE TURISMO DE PORTO CAMARGO-AOT, que auxiliou em todo o evento, bem como no fornecimento das refeições aos participantes.

"Nós do IAP, gostaríamos de agradecer e parabenizar a todos os patrocinadores e colaboradores que participaram dessa caminhada, que mais uma vez neste 14º ano foram eles heróis deste evento participando com alegria e responsabilidade com o meio ambiente e ao próximo. A todos o nosso muito obrigado por estarem junto conosco nesse 14º décimo quarto Rally ", parabeniza Antonio Carlos Moreto, chefe regional do IAP de Cianorte.

No final do evento as empresas da região que apoiaram a competição doaram prêmios para serem sorteados entre os participantes. Entre eles, um barco, uma carreta para barco, um motor elétrico, curso para carteira de arraiz, sonar e dois pneus para carreta de barco.

O Prefeito Paulo de Queiroz Souza ficou muito contente com a participação de todos, pois é gratificante ver o quanto pessoas se empenharam para a realização do evento, que é um marco para o município e para o meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Icaraíma - Pr