Audiência Pública debate pavimentação da PR-218 e ponte entre Icaraíma e Querência do Norte

por Samuel Eleuterio Thomé Filho última modificação 14/07/2023 16h26
Audiência, que debateu sobre a pavimentação da PR-218 e a construção da ponte sobre o Rio Ivaí, foi nesta terça-feira (11); Casa de leis ficou lotada

Parlamentares e população se uniram nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Paraná para reivindicar a pavimentação de trecho da PR-218 que liga os Municípios de Icaraíma a Querência do Norte e a construção de uma ponte sobre o Rio Ivaí, trajeto que atualmente é feito por balsa. O assunto foi debatido durante audiência pública com a presença de centenas de participantes da região.

Os Vereadores Manoel Timóteo de Almeida, Altair Gomes, Dilene Maria da Silva, Leandro Ferreira de Andrade e Laércio Bulgaron Domingos e o Prefeito em exercício Devair Fabris marcaram presença na Audiência, representando o Município de Icaraíma, juntamente com a sociedade organizada do Município.

De acordo com os participantes, a reivindicação visa corrigir uma lacuna histórica na integração da região do extremo noroeste do Paraná, que necessita de ligação entre os municípios.

Prefeito, Presidente da Câmara e Autoridades

Durante a audiência, os deputados propuseram a criação de uma Comissão Especial do Poder Legislativo para o acompanhamento dos trâmites da obra. Além disso, os parlamentares vão propor um projeto de lei nomeando o trecho de Rozinei Aparecida Raggioto Oliveira. Conhecida como Dra. Rose, ex-prefeita de Querência do Norte batalhava pela pavimentação da rodovia. Dra. Rose faleceu em 2021 por complicações causadas pela Covid-19.

Também foi anunciado que as obras estão dentro do plano orçamentário do Estado. O valor previsto para a pavimentação da PR-218 é de R$ 70 milhões, já para a construção da ponte sobre o Rio Ivaí é de R$ 10 milhões.

O trecho entre Querência do Norte e Icaraíma pela PR-218 tem o total de 54 quilômetros de estrada não pavimentada. A pavimentação é uma demanda muito cobrada pela população, indispensável para o desenvolvimento da região. Além de tornar o caminho mais curto, dizem os moradores, a obra irá beneficiar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança e conforto para os condutores que trafegam pela região.

De acordo com os participantes da audiência pública, a pavimentação completa da PR-218 e a construção da ponte sobre o Rio Ivaí vão beneficiar não somente os municípios de Querência do Norte e Icaraíma, mas também outras cidades, facilitando a escoação da produção agropecuária.

Além da produção de alimentos, outra questão em pauta é a rica biodiversidade da região, como as áreas de proteção ambiental (APA) de ilhas e várzeas do Rio Paraná e o corredor ecológico do Parque Nacional da Ilha Grande.

Reivindicação antiga

O município de Querência do Norte é um importante produtor e exportador de arroz irrigado, laticínios e outros produtos agrícolas. Isto justifica a grande circulação de caminhões de carga na região. O prefeito lembra que a reivindicação tem mais de 40 anos. “Hoje esta é a obra mais importante não só para o município de Querência, mas para o extremo noroeste, representando desenvolvimento econômico e social”, alegou. A visão é semelhante a do prefeito de Icaraíma, Devair Fabris. Para ele, o esforço conjunto de todos vai permitir com que as obras saiam do papel, beneficiando a população de toda a região.

Agricultor e membro do Movimento Sem Terra (MST), Celso Anghioni vive no assentamento Pontal do Tigre, cortado pela PR-218. Durante a audiência, ele apresentou um relatório com dados sobre a sociedade nos pouco mais de 50 quilômetros da rodovia. Segundo ele, mais de 700 famílias assentadas moram na região, que também contém mais de 200 outras propriedades rurais. O trecho conta ainda com portos e praias de água doce, casas de veraneio, comércios e escolas.

“Este verdadeiro diagnóstico é um argumento forte para demonstrar para a sociedade e para todas as forças políticas o potencial que a região tem. Serve para todos saberem o que a gente tem e que está camuflado. É uma região com produção e turismo e que precisa de integração”, reforçou.

Também participaram da audiência pública prefeitos de outras cidades da região, representantes de Câmaras de Vereadores e da sociedade civil e o diretor de Operações do Departamento de Estadas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Rui Assad.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Icaraíma, Vereador Manoel Timóteo de Almeida - Pelé da Ilha destacou a importância da obra para a região noroeste do Estado "Tenho a honra de estar participando deste evento, a convite dos companheiros de Querência e Vereadores que fizeram o chamamento para pudéssemos se unir em torno deste maravilhoso e grande projeto, o qual beneficiará os dois Municípios envolvidos, assim como toda a região noroeste de nosso Estado."

Audiência Pública - Foto Aberta