Energia solar no prédio da Câmara resulta em economia de mais de R$ 5 mil em onze meses

por Samuel Eleuterio Thomé Filho última modificação 13/03/2023 09h14

Com apenas onze meses da efetiva implantação do sistema de energia solar na Câmara de Vereadores de Icaraíma, os resultados na conta de energia do Legislativo já são significativos. Em onze meses completos de utilização dos painéis fotovoltaicos – entre abril de 2022 e fevereiro de 2023 – a despesa com a energia elétrica da Casa já reduziu mais de R$ 5 mil em comparação com o mesmo período dos anos anteriores, quando não ocorria a captação de luz solar.

Como exemplo, cita-se a conta de energia elétrica de dezembro de 2021, que foi de R$ 965,39, reduzindo para apenas R$ 66,11 em dezembro de 2022, já com as placas instaladas. Em janeiro de 2022, a Câmara de Vereadores pagou R$ 807,81 de consumo elétrico e no mesmo mês deste ano pagou R$ 66,21.

Na planilha abaixo é demonstrado os valores exatos de consumo da Câmara Municipal de Icaraíma, na cor verde é referente ao período já com utilização dos painéis fotovoltaicos e em vermelho se refere ao mesmo período sem a utilização da energia fotovoltaica.

Consumo

A iniciativa de contratação do serviço foi feita por meio de processo licitatório entre os anos de 2021 e 2022, sob gestão do então Manoel Timóteo de Almeida - Pelé da Ilha (PL), sendo concluída no mês de março de 2022. O presidente, destaca que os resultados iniciais vêm ao encontro da premissa da atual administração da Câmara em adaptar sua sede com instalações mais inteligentes, modernas e sustentáveis.

"Todas as iniciativas inovadoras e boas ideias terão continuidade. Os prédios públicos precisam se adequar às novas possibilidades que o mercado oferece e que trazem uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, além, é claro, de contribuir com o meio ambiente, cuidado este que Icaraíma precisa estar sempre atenta.", declara Pelé da Ilha. A Câmara de Vereadores estima obter retorno do investimento do sistema de energia solar fotovoltaica em cinco anos.